quinta-feira, 31 de julho de 2008

As barreiras da Comunicação

O que é comunicação? É um processo de troca de informação entre pessoas, composto de três elementos: Falar, ouvir e compreender.

Falar: Expressar-se por palavras ou gestos, discorrer sobre um assunto, conversar.
Ouvir: Perceber, dar atenção, escutar.
Compreender: Entender, ouvir, discernir.

Como está sua comunicação com Deus?
Você tem falado com Deus?
Você tem ouvido Deus falar? Tem dado atenção ao que Ele fala?
Você tem compreendido o que Deus fala?

Temos que aprender a nos comunicar com Deus, deixar com que ele fale conosco também, temos que dar atenção a Deus e compreendermos e discernirmos o que Ele quer para nós, se fizermos isso, estaremos andando no caminho certo.
O processo é esse: Falar, ouvir, comprrender.
Se pularmos uma dessas partes, todo o processo se compromete. Muitas vezes falamos com Deus, mas só queremos falar, falar e falar, despejar um monte de coisa em Deus e cair fora...
Outras vezes falamos e esperamos para ouvir a resposta e a direção de Deus, mas nem sempre queremos seguir o que Deus esta nos falando, e algumas vezes é mó barato, quanto mais Ele insiste, mais corremos dele e deixamos ele de lado.
Se falarmos com Deus e esperarmos Ele responder, certamente Ele o fará, mas o processo se complica na parte de compreender. Muitas vezes Deus fala através da Biblia, outras vezes através de sonhos, outras ainda através de pessoas, amigos, familiares... o problema é aceitarmos o que Deus nos propõe. É fácil falar que ama a Deus, o difícil é sair do comodismo e da total independência de Deus e começar a mudar, a caminhar, a crescer e atingir novos horizontes. Se não damos atenção ao que Deus sempre está nos falando, corremos o risco de colher coisas que nçao estávamos esperando, mas se ouvirmos os direcionamentos de Deus e o seguirmos, com certeza o nosso tesouro será jubilo e alegria, não dor e tristeza.

Do mesmo jeito que nos comunicamos com Deus e nos relacionamos com Ele, é nossa comunicação e nosso relacionamento com nossa família. Se você tiver uma boa comunicação com a família, colherá bons frutos, mas se não tiver, será só encrenca e solidão.

Encima de tudo que falamos, porque a comunicação é tão importante dentro da família?
Porque quando a comunicação esta funcionando bem, os relacionamentos familiares tendem a melhorar cada vez mais, pois há atenção, compreensão, sinceridade, expressão de amor, carinho, dedicação, compromisso, etc..

Jefferson Ricardo

Nenhum comentário: