quinta-feira, 31 de julho de 2008

Peça de Teatro - Encima do Muro

DRAMATIZAÇÃO:

Tonho (sentado em cima do muro): Uh, uh... tudo bem... Está tudo bem comigo, obrigado.
O que? Seria mais confortável sentar numa cadeira? Não, obrigado. Estou bem aqui. É confortável. Pelo menos tão confortável quanto sentar em cima do muro. ....É!
Há quanto tempo estou aqui? Bem, na verdade não sei direito. Eu era muito jovem quando.......

Amigo: (entra com uma bola de futebol na mão) Oi, Tonho

Tonho: Oi

Amigo: Vamos sair e jogar uma bola – vamos treinar para quinta-feira.

Tonho: Pra que?

Amigo: Não me diga que você esqueceu do treino.

Tonho: Que treino?

Amigo: Treino de futeblo. Nosso primeiro jogo na semana que vem. Vamos lá.. vamos

Tonho: Bom – eu acho que não vou poder ir.

Amigo: Mas você disse que ia jogar

Tonho: Eu sei, mas o teste de basquete é amanhã.

Amigo: basquete – você prefere jogar basquete, em vez de baseball?

Tonho: Bom, não tenho certeza ainda. Além disso tem o acampamento dos jovens.

Amigo: Mas você disse que ia estar no time

Tonho: É. Eu sei. Mas não tenho mais certeza

Amigo: Você vai ou não?

Tonho: Talvez eu vá

Amigo: É melhor você aparecer. Senão vou ter que chamar a minha avó para jogar no seu lugar de novo.

Tonho: Eu nunca fui. Quer dizer, eu nunca pude ir. E se eu ficasse de fora do futebol? E se fosse para eu ser um jogador de basquete mais famoso no mundo? E se a garota dos meus sonhos fosse ao acampamento dos jovens e eu perdesse esse encontro porque eu estava jogando futebol. Bem, eu não poderia deixar isso acontecer. É muito arriscado. Então fiquei em cima do muro quase o verão inteiro. Só encontrei a garota dos meus sonhos muitos anos depois.

Mônica: (entra com uma cesta de piquenique) Oi querido! Como vai você?

Tonho: Oi Mônica! Uma cesta de piquenique! Que surpresa!

Mônica: É. Eu trouxe suas coisas favoritas.

Tonho: Puxa! Que legal!

Mônica: Hã, hã...

Tonho: O que estamos comemorando?

Mônica: (dá um grande suspiro) Quer dizer que você não lembra?

Tonho: Hum....Ah......é um dos nossos aniversários, não é?

Mônica: É. É. Você sabe qual?

Tonho: .Não me pergunte isso. Você sabe que eu não sou muito bom com números (dá uma risada nervosa)
Mônica: Bom, tente adivinhar.

Tonho: Hum.......5.

Mônica: 5 (concorda). Nós estamos namorando há 10 anos e você diz “5”?

Tonho: É que na verdade o tempo voa quando a gente está se divertindo.

Mônica: É – eu andei pensando.

Tonho: Ai! Eu odeio quando você faz isso!

Mônica: Bom, acho que quando nós começamos a namorar nós dois éramos novos e você me disse que ia demorar para você descobrir quem você era na verdade. Eu te dei esse tempo. Depois, você disse que precisava de tempo para descobrir o que queria ser, e eu esperei. E depois, você disse que precisava de um tempo para descobrir qual era a faculdade que você ia fazer. Eu estou com 32 anos , tá bom - você vai casar comigo, ou não?

Tonho: Puxa, Mônica! Você não está se precipitando demais, não?

Mônica: Precipitando?

Tonho: Casar é um passo muito sério na vida.

Mônica: E daí? Você tem outra pessoa?

Tonho: Não.... Bom, quero dizer.. talvez.

Mônica: Talvez? Talvez? (começa a murmurar )

Tonho: Talvez não. Como você quer que eu saiba quem é a pessoa certa? Vamos deixar as coisas como estão. Por que nós temos que complicar tanto as coisas?

Mônica: Você tem 24 horas para me pedir em casamento, meu amigo. Do contrário, está tudo acabado.

Tonho: Ai! A puxa vida a Mônica sempre me deixou em cima do muro e agora vem com essa. Sabe eu tenho um lema na minha vida: Não arriscar. Em todas as áreas, por exemplo: Nunca vou à mesma igreja duas vezes seguidas – você quer saber por que? Aprenda isso – desse jeito, com certeza ninguém me prende para fazer nada que eu não queira fazer de verdade. Você tem mais tempo para escolher o que é melhor

Zé: Oi. Rob!

Tonho: Hã...... Zé, certo?

Zé: Como vai?

Tonho: Bem, bem – o que você está fazendo por aqui?

Zé: Bom, veja – Estou andando por aí e convidando uma porção de gente para uma célula de 40 dias de propósitos. Você se lembra de que estávamos falando disso na igreja no último final de semana? Parece que eu vi você lá.

Tonho: Não. Bem, sim – talvez.

Zé: Que é isso?! Há quanto tempo você está indo à EDIFICANDO?

Tonho: A semana passada foi a segunda vez que eu estive lá.

Zé: Bom, isso é ótimo. Você já se inscreveu para ir a umA CÉLULA?

Tonho: Sabe como é... inscrever... é uma coisa tão formal... E além disso, não tenho certeza que esse negócio é para mim mesmo. Lá eles tem toda aquela coisa de cantoria, abraços, sabe muito melê..

Zé: Não, não, escuta... Rob, não vai ser nada disso. O objetivo desse grupo é para que você descubra qual é o propósito da sua vida, para que você existe. E creio que será um tempo de milagres em nossas vidas.
Tonho: É, mas 40 dias!. Isso é muito tempo, não? Eu estava pensando... você não sabe se eles tem um resumo ou um drive-thru , SABE IGUAL AQUELE DO MAC QUE VOCÊ ENTRA COM O CARRO E SAI COM O SANDUICHE?

Zé: Veja bem, meu amigo.. estou pensando que Deus tem alguma coisa bem especial planejada para sua vida

Tonho: De que tamanho?

Zé: Muito além do que qualquer coisa que você possa imaginar

Tonho: Por quanto tempo?

Zé: Para sempre.

Tonho: Pois é. Veja de novo... para sempre. Isso é um compromisso muito grande e você sabe que eu tenho uma porção de planos. Além disso, estou com entradas para o JOGO DO PALMEIRAS, amanhã a noite

Zé: Você se refere Aquele jogo do palmeiras e ferroviária que estão os dois eliminados – esse?

Tonho: Sim.

Zé: Bom, então está ótimo. Você precisa ir mesmo à reunião da célula. Vai ter lanche.

Tonho: Comida?

Zé: bolo?

Tonho: bolo, hum!

Zé: bolo. Bom o que você me diz? Vai sair desse muro e vir à reunião da célula?

Tonho: bolo você disse. Ta bom. Vou dar uma chance (Tonho desce do muro). Até que não é tão mal. Até que eu gosto de estar fora do muro.

Zé: Viu só? Agora vamos. Por sinal, você gosta de bolo do que?

Tonho: Ainda não estou pronto para assumir uma responsabilidade dessas.

Zé: Ah, deixa para lá. Vamos.

Fim da dramatização

Nenhum comentário: