quinta-feira, 31 de julho de 2008

Recolocação Profissional

Perguntas Incomodas ou difíceis de responder

1 - Fale-me de sua vida pessoal
As respostas a esta pergunta devem focar sua vida comum, (Sou casado, tenho 2 filhos, moro em um bairro de classe média, freqüento o clube, sou psicólogo etc. ...., ).
Nunca deve ser citados problemas que estejam ocorrendo com você ou sua família (estou com problemas familiares devido a minha falta de emprego a um ano, moro com minha sogra e sogro que estão doentes, meu filho é drogado etc.) ou dimensionamentos religiosos, políticos) nem devem ser citados assuntos que possam provocar controvérsias (meu clube preferido é..., meu ídolo político ou religioso é...).
Embora você esteja falando de sua vida pessoal, a entrevista é de emprego, não se esqueça de comentar o máximo possível fatos de sua vida profissional.

2 - Fale-me de você.
Muito parecido com a resposta anterior, mas deixe de lado ainda o enfoque na personalidade, tente ser o mais comum e simples possível. Lembre-se a reunião é de emprego, fale o máximo de você profissional e dos resultados que obteve.

3 - Como você descreve sua própria personalidade?
Nunca descreva sua personalidade como MARCANTE, ou DIFÍCIL, ou FORTE, você pode deixar marcas ruins em uma empresa, ou ser uma pessoa difícil de se conviver no dia a dia, ou Forte demais ao ponto de ser intransigente.
Tente passar uma idéia de personalidade Cooperativa, Entusiasta, Criativa, Conciliadora, Objetiva e Prática.
Fale de sua marca registrada, O que diferencia você das Outras pessoas.

4 - Fale-me sobre seu lazer.
A empresa esta interessada no seu lazer físico, ou seja aonde você descarrega as energias e stress do dia a dia trabalhado; você faz caminhadas ?, você corre ?, você pratica esportes ? (desde que não sejam esportes radicais e violentos ou perigosos, do tipo: Alpinismo, Pára-quedismo, Tiro, motocross etc.). Nos esportes radicais a possibilidade de acidentes é muito grande.
Mostre que em seu lazer há desgaste Físico e sobretudo atividade social/ coletiva/ Grupal.

5 - Quais são seus defeitos?
Todo profissional pode ter defeitos que se tornam virtudes aos olhos de certos entrevistadores; por exemplo: meu defeito, inclusive que eu não considero exatamente um defeito é me envolver demasiadamente com o meu trabalho, ou é ser perfeccionista e prático no meu trabalho.(vide apostila pag. 74)
Nunca considere esta pergunta no campo pessoal, sempre no campo profissional e tentando passar uma idéia que aquele seu defeito pode tornar-se muito útil para a empresa.
Sou muito observador, no entanto há pessoas que me julgam tímido.
Eu me adapto facilmente a novas situações, no entanto há pessoas que me rotulam de Maria vai com as outras.

6 - Quais são seus pontos fracos?
Você deve demonstrar que seus pontos fracos, eram fracos, e que já foram ultrapassados, com sua autocrítica, e perseverança conseguiu supera-los.
Se você pretende abrir claramente quais suas deficiências, cuidado, isto pode ser decisivo em seu processo de contratação.(Use pontos periféricos, ex: sou secretária português, más meu ponto fraco é o inglês, que não interferirá em nada, no trabalho atual).

7 - Quais são seus pontos fortes?
Procure destacar seu entusiasmo pelos desafios, sua competência para obtenção de resultados, seus cuidados com sua qualidade de vida e sua vida pessoal, nunca tente envolver nesta questão atributos de disputa, raça, competição ou suas qualificações diretamente ligados ao cargo.
Fale de seus diferenciais, aquilo que diferencia você de outras pessoas.

8 - Cite três pontos que você precisa melhorar?
Tente não demonstrar que estes pontos que ira citar não são deficiências, e não à regionalização! que são ações de desenvolvimento, ou seja são pontos que você quer desenvolver mais, pôr exemplos, “Eu tenho inglês fluente, más gostaria de iniciar o curso de espanhol pôr ser um idioma muito utilizado em empresas investidoras hoje no Brasil” ou ....! Embora meu inglês seja bom, tenho vontade de passar um período no exterio9r para melhora-lo.
Conhecimentos de informática, para uso diário (para quem não é do ramo)
Ferramentas da qualidade
Entender melhor a globalização

9 - Quais são seus objetivos a longo prazo?
Todo objetivo de longo prazo deve ser considerado como desenvolvimento profissional, crescer tecnicamente, ou pessoal, deve-se evitar citar sobre “meu objetivo é chegar na gerência do departamento, ou ter meu negocio próprio” isto pode ser considerado como uma ameaça ao profissionais hoje existentes na empresa, ou como um profissional que estará sempre interessado no seu negocio e não no negocio da empresa.
Fale de desenvolvimento cultural (mestrado, doutorado, pós etc...) o crescimento profissional será decorrência, pois você estará preparado.

10 - Qual seu potencial?
Meu potencial até hoje não foi totalmente explorado, estou aqui a disposição para isto.

11 - Fale-me de uma realização que o deixou satisfeito.
As realizações que a empresa quer ouvir são sempre profissionais, e que envolvam resultados efetivos, criativos e que solucionaram problemas importantes para as empresas as quais você já prestou serviços. Ex: Há alguns anos atrás a empresa Alcan embalagens tinha sérios problemas pôr não ter representantes técnicos na área comercial, eu recrutei engenheiros químicos, consegui convence-los a serem de uma área comercial, treinei através de um programa de 6 meses intensivo, e introduzi-os no campo comercial, hoje são desde gerentes de negócios até grandes representantes técnicos comerciais em empresas de porte e do ramos de embalagens., Mostre sua perspicácia, coisas pequenas são importantes para mostrar sua sensibilidade e perspicácia.
Tenha sempre em mente duas ou três realizações para comentar.

12 - Considerando sua formação, qual sua expectativa futura?
Para eu continuar tento expectativas, eu tenho que fazer mais, me especializar, estudar, pós graduar, línguas, informação, isto irá me trazer consequentemente expectativas futuras

13 - Qual o último livro que você leu?
A pergunta é “Você tem o habito de Leitura ?”, pode ser que suas leituras estejam atrasadas, mas você lê constantemente jornais comuns e artigos especializados, revistas (Exame, Você S.A., Veja, etc...).
Nunca cite “O pequeno príncipe”, “dramaturgias comuns” e banais, sempre volte-se para literaturas que irão desenvolver seu potencial profissional, cite os artigos mais recentes.
Tenha sempre em mente artigos recentes ligados à sua área e mencione-os, sempre que houver oportunidade.
Sempre que encontrar em algum lugar artigos referentes à sua área, leia-o atentamente várias vezes para poder fazer comentários sobre ele.
Renove estes artigos constantemente.
Em tempo, nunca vá a uma entrevista sem ter lido o jornal do dia.

14 - Fale-me de sua vida profissional.
Procure falar de suas realizações recentes, de resultados positivos, para a organização e os objetivos profissionais (nunca os objetivos pessoais).
Procure demonstrar constância de progressos e realizações.
Fale de realizações relacionadas as atividades que julga que realizará na nova empresa.
Não se empolgue exageradamente. Fale com entusiasmo e segurança.

15 - O que você faz(ia) na empresa em que trabalha(va)?
Fale claramente sobre seu trabalho, seus pontos fortes de responsabilidades, coordenação de equipes e liderança, (quando for o caso ou quando a vaga requeira), seu bom relacionamentos com chefias e colegas de trabalho.
Comente sobre seus resultados.
Se estiver a par de problemas da empresa. Mostre situações similares que já passou e como resolveu.

16 - Por que você saiu da empresa?
Nunca cite: problemas de relacionamento com a chefia ou com colegas de trabalho.
Insatisfação financeira, ou outros problemas que possam interferir diretamente na continuidade do processo, ou que reflitam uma má imagem sua.
Acredito que uma restruturação, um downsizing, ou um novo direcionamento nos negócios e objetivos da empresa seriam claros e não afetariam seu processo.
Não mencione injustiças ou perseguições
Não fale mal da empresa.

17 - Por que você quer sair da empresa?
“Porque procuro novos desafios”, Todo profissional entra em uma organização para resolver problemas, se passado muito tempo e sem uma clara visão externa da empresa, ele começa a FAZER parte do problema, esta na hora de mudar de emprego,
“Eu tenho um bom potencial, o mercado está ruim, más eu acredito em meu potencial”..

18 - Você considera que foi justa sua demissão? justifique
Foi uma opção da empresa “Eu sou dono da minha carreira e profissão, e as empresas são donas dos empregos”.

19 - Você voltaria trabalhar na empresa que o demitiu? justifique.
Voltaria não à regionalização!, dependeria também muito da proposta que empresa iria oferecer, não financeira, más do novo desafio que iria enfrentar, de qualquer forma considere sempre uma boa proposta de trabalho, nunca fale mal da empresa que já trabalhou.
Não se entusiasme muito. Mostre que você está interessado é na nova poroposta que está surgindo.


20 - Que opções de carreira você tem no momento?
São alternativas de trabalho e remuneração, e empregabilidade que você tem no momento,
“Seu Diploma é Sua Prancha” de surf !!. um surfista pode ter a melhor prancha possível de se encontrar, más dependerá de uma boa onda para surrar, se nesta praia não tem onda tem que ir atrás dela onde for.
Em outras palavras, um engenheiro pode ser: Comercial, Técnico, Consultor, Autônomo, e em várias áreas.

21 - Você entrou com reclamação trabalhista contra alguma empresa? justifique.
Uma reclamação trabalhista tem que conter um motivo extremamente justo, nunca polêmico, se for este o seu caso cite-o. Não deixe o entrevistador perceber que foi revanchismo.

22 - Você já se sentiu desmotivado? justifique
Não dê de mão beijada motivos para sua eliminação do processo. Exemplos:
A empresa pagava pouco
Atrasava muito o pagamento.
Naquela empresa era todo dia a mesma coisa.
Falta de reconhecimento
Perseguição
Leve em consideração também que um chefe, ou técnico, não tem o direito de mostrar-se desmotivado para seu subordinado ou colega, más tem obrigação de comentar isto com seu superior

23 - O que o desmotiva no trabalho?
O que me desmotiva em uma empresa, pode não me desmotivar em outra; desafios, e realizações se confundem na motivação.
Existem muitos fatores que podem me levar a desmotivação, mas jamais alguém me viu desmotivado, embora meus superiores sempre sabem quando estou desmotivado e porque.

24 - O que o motiva no trabalho?
Desafios

25 - O que você procura em seu trabalho?
Desafios e Comprometimentos com os objetivos da organização, Realização profissionais, Oportunidade para mostrar minhas competencias e habilidades.

26 - Defina o cargo para o qual está se candidatando?
Lembre-se que você pode falar dos cargos que já exerceu.
Então fale claramente: Na empresa que eu estou, ou estava, este cargo compreendia: Fale clara e abertamente sobre o cargo que você já exerceu, em cada empresa as responsabilidades e atribuições podem ser diferentes, evite polemizar o assunto como: “O Ideal e o Real”, procure informar-se sobre o cargo, consulte seu vocabulário mais atualizado, atualize-se quanto ao seu mercado de trabalho.
CUIDADO COM QUEM VOCÊ ESTA FALANDO, É DA SUA ÁREA OU DE OUTRA ÁREA ? O VOCABULÁRIO PODE MUDAR.
Ao terminar pergunte: Aqui é igual ou não. Se for diferente, vá mostrando seus conhecimentos e os locais onde teve a oportunidade de passar por situações semelhantes.

27 - Fale-me de suas expectativas em relação a este cargo.
Comprometimento com os objetivos da empresa, e desafios tangíveis, Mostrar as realizações, e resultados tanto quanto eu mostrei na empresa anterior

28 - O que o atrai mais no cargo que estamos oferecendo?
A possibilidade de ter novos desafios a serem vencidos pela organização, objetivos a serem atingidos, e consequentemente o meu crescimento profissional.

29 - O que o atrai menos no cargo que estamos oferecendo?
De negativo não vi nada, más em contra partida positivamente vi várias coisas. Cite as coisas positivas que viu.

30 - O que você tem a nos oferecer? justifique.
Resultados, dedicação é um dever, comprometimento também

31 - Por que devemos admiti-lo?
Pelos resultados, redescrevendo o cargo, mostrando as coincidências e mostrando que você tem condições de resolver os problemas que eles tem hoje.

32 - Por que você que trabalhar em nossa empresa?
“Pelo que eu pesquisei desta empresa !!!!”,
Para se sair bem nesta pergunta acredito que devemos pesquisa-la, saber de sua política administrativa, sua história, seu foco de trabalho e negócios, seu crescimento etc. para podermos ter uma noção correta, do porque trabalhar nesta empresa.
Porque é uma empresa conceituada, respeitada, pela política de recursos humanos ( faça alguns elogios discretos)

33 - O que você conhece da nossa empresa?
Aproveite a pesquisa anterior.

34 - Suas qualificações estão além de nossa necessidade.
Este questionamento pode pegar qualquer profissional de surpresa, se ele estiver muito “INCHADO”, “PAPUDO” aqui ele começa a encolher e poderá se dar mal no decorrer do processo, por isso cuidado com seu exagero de qualificações. Más se for detectado que você está além das necessidades da empresa,
“Se a proposta interessar, deixe claro que você vai investir na empresa”.

35 - Suas qualificações estão aquém de nossas necessidade.
Redescreva o cargo e mostre que o que você fez, esta de acordo com o que a empresa quer, são similares muito próximos.

36 - Quanto você acha que vale este cargo?
Este cargo vale o quanto o mercado paga !, pesquise e se for necessário de parâmetros de pesquisas de jornais.

37 - Quanto você vale?
“Eu valho US 1.000.000, más o mercado paga R$ x.xxx,xx, e isto que eu pretendo ganhar. O mercado paga isto !, e os senhores pagam quanto ?.
“Eu valho o que o mercado paga, independentemente de minhas qualificações”


38 - Qual sua pretensão salarial?
Eu quero ganhar X.xxx,xx, porque eu tenho este valor.
“Meu último salário foi xxxxxxxx , estou aberto a negociação, dependendo das oportunidade e benefícios”.
Jamais fale: Eu preciso ganhar X.xxx,xx, porque eu tenho muitas despesas.
Não quero rebaixar a carteira..

39 - Faça uma avaliação de nossa oferta?
Com certeza estão querendo analisar suas reações>
Cuidado com suas expressões (faciais e atitudes) ao analisar esta proposta. “Nossa aqui só paga isso ?”
“O salário é tudo isto, e ainda tem mais benefícios ?”
“Hum!!!!! acho que não vou querer”.

40 - Qual seu estilo de de liderança?
Não fale: Semi Autoritário, Político, Aberto, Autoritário, Autocrático.
Fale: Liderança Situacional ( aquela que o momento exige).

41 - Quantas pessoas você já comandou?
Fale claramente (Comandados diretos e indiretos)

42 - O que seus subordinados pensam de você?
Justo

43 - Como seus subordinados o descrevem como chefe?
Justo, se pedirem para descrever seu marido/esposa, parceria e sociedade são as descrições corretas

44 - Se perguntasse a três amigos a seu respeito, o que diriam eles?
Diriam que sou orientador, incentivador, amigo, motivador.

45 - Quando contratava novos funcionários, o que procurava nos candidatos?
“Procuro objetivamente as qualidades, competências e comprometimento em um futuro colaborador”.

46 - Você já demitiu alguém? Se positivo justifique.
Jamais fale
:“Eu sou bom nisto” sou o rei do facão et.
Se você já demitiu, mostre que não gostou.
Valorize o ser humano

47 - Qual a tarefa mais difícil de um chefe?
A demissão de um colaborador sempre é uma tarefa difícil para um chefe, deve-se tentar todas as alternativas possíveis para se evitar isto, mas se os problemas forem insustentáveis, fale clara e abertamente sobre o assunto.

48 - Quantos subordinados de sua atual, ou última empresa você conseguiria trazer para a nossa?
A valorização tem que ser do profissional em questão, e nunca da equipe.
O mercado tem muito bons profissionais..

49 - Quais os problemas mais comuns em sua profissão?
É uma resposta muito individualizada, cada um tem que ter pensado nesta questão anteriormente.

50 - Qual a decisão mais difícil que você já tomou?
Um corte de pessoal solicitado. Qualquer atitude que envolvam seres humanos. Se for um pequeno problemas irá mostrar mais sua perspicácia

51 - O que é um ambiente ideal de trabalho?
Aquele que dá condições de exercer minhas competências e habilidades.

52 - Você é favorável a grave? justifique.
Greve é um preceito legal, é lei, logicamente tem que haver um enfoque situacional nesta pergunta, porque depende muito da forma e da reivindicação.
Não é interessante se manifestar sobre tal questão deixe isto para lideres sindicais.

53 - Você consegue trabalhar sob pressão?
Responda afirmativamente e de exemplos da sua experiência profissional.

54 - Você é criativo?
Não a regionalização!, ninguém fica em uma empresa se não for criativo. Dê exemplos de situações onde conseguiu bons resultados através da criatividade.

55 - Você pensa em ocupar o lugar de seu chefe algum dia?
Eu pretendo ser o melhor da minha área, e sendo o melhor da área, pretendo ter oportunidades de crescimento.

56 - Você está em processo seletivo em outras empresas?
Tenho mantido contatos com varias empresas e organizações,
Valorize o contato que você esta tendo.

57 - Se você pudesse escolher cargos ou empresas, qual seria sua opção?
Esta empresa e este cargo !!!!!

58 - Você tem alguma objeção a testes psicológicos?
Nenhuma objeção !!!, mesmo que tenha comece a não ter a partir deste momento.

Nenhum comentário: